segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Não, não tirei fotos!

Vivi do dia 4 ao dia 16 em Buenos Aires e tenho retratado muita coisa na minha mente. Não que eu não ache bonito manter um album de fotos de uma viagem... É legal “olha, fui para Argentina, tenho fotos! Vamos ver e ser feliz”... mas preferi fazer dessa viagem um aprendizado. Aprender que sim, os argentinos são cheios de si. Os porteños tem sua personalidade própria: Falam rápido, são activos e tem uma forma de falar diferente de... todo o resto da Argentina e nações que falam em espanhol...

Mas no fundo, são amáveis, mesmo quando relatam sobre peruanos e bolivianos com um ar racista notável nas expressões dos seus olhos. São civilizados, mesmo com o excesso de guerrilhas internas e repressoes intermináveis. Tem otimas comidas, mesmo quando sabemos que o Asado é nada mais que o Churrasco servido na mesa, o choripan é pão com carne de porco e o pancho é nada mais que um hot-dog. São criativos, mesmo mudando o nome do Homer para Homero e tratar isso com naturalidade.

Buenos Aires estará sempre no meu coração. Mesmo que em poucas fotos, terei sempre muita história pra contar. Como de ser chamado por Bernabé de brasileño cliché, ir a Casa Rosada e ver que até ela tem umidade, tomar chuva no Porto-Madeiro ás 2h da manhã e ainda estudar no dia seguinte, tomar mate, saber que tem argentinos que conhecem Marli, Fernet com Coca-Cola é uma mistura maravilhosa, Dançar MariMar e Santo Santo na balada é tendencia de vida, comprar DVDs como se comprasse Alfajores, usar o Portuspaningles para se comunicar é uma saída mas não a solução, saber que os cariocas não entendem o comercial do Fiat EcoSport na hora que eles falam que “Lombada é jacaré...”, conhecer um pouco sobre a Villa Ocampo, saber que os argentinos são belos e metidos, saber que a Tocha de San Martin apaga SIM e ninguém morre por isso, conhecer pessoas famosas e não dar a mínima, aprender musicas das Chiquititas e saber que o clipe do Tudo tudo tudo foi gravado na plaza de Mayo, perceber que “Olha a onda” virou febre nacional, saber que fotos de Hostel NUNCA RETRATAM A REALIDADE do mesmo... Enfim, muita coisa para lembrar dessa viagem única.

Ah, claro, devo também saudar todas as pessoas que conheci por la: Bernabé y Fernando (esse porteños foram as pessoas mais importantes, que me mostraram a Buenos Aires de verdade, sem mitos e lendas..) Ailton (quanta simpatia, inteligencia e simplicidade em uma só pessoa!!!), a chilena simpática, as doidas Mari e Lica, Arold, o Alemão que gosta de The Editors... Gente de toda parte! Muitos levarei no coração e quero mantér contato!

Em especial agradeço a Berna, esse porteño que gosta de Eurovision e escuta radios suécas, que foi um grande amigo em todos os momentos!! Gracias por toda la atencion y paciencia con el brasileño cliché! Yo voy extrañarte mucho!!!

Mas tudo o que é doce acaba rápido...

Um comentário:

Ailton Vieira disse...

Antes do comentário propriamente dito, eu gostaria de "dizerte o quão escreves" bem! Hehe! É sério, cara! Puta! Ler ser blog tá sendo algo incrível. Tem talento! Agora sim, sobre a postagem, não sabe o quanto eu me senti pelas ruas de Beunos Aires ao ler o que você escreveu. Tá tudo lá! Como me dá asco ao me imaginar de frente a um argentino arrogante! E ao mesmo tempo, como eu gostaria de poder contar com o carinho, a sinceridade e a liberdade daquele povo. Sem dúvida é uma terra super interessante, vale à pena conhecer a fundo. Entender tão envolvente país.