domingo, 3 de janeiro de 2010

minha música em 2009.

Vi apenas o registro igual de um amigo de um grande amigo e resolvi fazer algo semelhante.
Não que isso tenha alguma pretenção, apenas quero mostrar o que nesse ano escutei com muita freqüência...

Para esse ano de 2010 resolvi que quero ouvir tudo o que tenho direito. Quero resgatar meus CDs, que já estão devidamente copiados no computador e ir alimentando meu Ipod de 4gb e meu Iphone de 8gb o máximo que puder...

Esse ano foi mais limitado, meu Ipod ficou grande parte do tempo com as mesmas músicas chicletes de sempre... O que pretendo variar e muito esse ano...

Bom, graças ao bom last.fm (pra quem não me adicionou ainda, hora mais apropriada não consigo ver: www.lastfm.com.br/user/kolgass) consegui ponderar o que mais escutei. Tenho ciência que o que escutei não foi a tendência maior do ano tampouco está regado de novidades. Mesmo porque, como eu disse anteriormente, eu fui relapso com minhas músicas... Vamos ao que interessa:

Albuns que mais ouvi:

10 - The Clash - London Calling
Por questões obvias, é um dos meus álbuns preferidos. Gosto da banda, além de conhecer parte de sua história. Esse álbum em especial tem sucessos que são imortais e espero que no próximo ano seja um dos que mais escutarei novamente.

9 - Beyonce - I am... Sasha Fierce
Para muitos, um álbum de viado que gosta de rebolar e imitar a Beyonce em Single Ladies (como se não fosse uma cópia a tendência de três bailarinas dançando igual e mexendo o quadril loucamente - pesquisa "coreógrafo Bob Fosse" que vc vai entender...) A questão é que me surpreendi com a musicalidade da Beyonce nesse álbum. O álbum foi dividido em 2 momentos. Aquele primeiro momento viado, que tem single ladies, ego etc.. E o segundo, mostrando a voz e o talento da nega em escrever e interpretar. Em especial, a música "Disappear", que a meu ver, é a melhor do álbum. Sugiro ouvir. Se vc gosta de quebração ou mesmo quer ver o talento dessa grande cantora, é o álbum ideal.

8 - Maria Bethânia - Mar de Sophia
Apesar de ser um disco de 2006 e totalmente "amacumbado" é um dos momentos preferidos que tenho da Bethânia. Ela mostra sua delicadeza e espiritualidade de uma forma absurdamente encantadora. Nesse ano acompanhei alguns momentos dela e é nítido como a música e a religião tomou conta da vida dela. Ela foi absurdamente modesta ao dizer à Bravo "Não sou eu quem canta, são as sereias" sabendo de seu talento e referenciando suas divindades. Acredito que os álbuns que foram lançados esse ano não foi o forte da Bethânia, mas quem gosta, aconselho. Mas escuta esse primeiro... É uma obra prima.

7 - Aretha Franklin (Respect The Very Best of V. 2
Aretha foi minha grande inspiração. Esse álbum vol 2 é mais focado no que Aretha fez nos anos 80. É muito bom, aconselho.

6 - Etta James - At Last
Eu poderia morrer ouvindo esse álbum.

5 - Amy Winehouse - Back to black
Amy se mostrou mais bagaceira do que cantora esse ano. Definitivamente o ano dela foi em 2008. Porém, não podemos dizer mal dessa obra prima que ela criou. Back to black é um álbum que será conhecido por varias gerações.

4 - Röyksopp - Junior
Esse álbum foi feito com tanto carinho, com tanta dedicação que não é novidade ele estar aqui. A primeira música, que foi lançada com um clipe monstro por volta de Janeiro do ano passado foi "Happy Up Here", que logo mostrou que o ano seria deles. Depois foi a vez da Robyn numa participação honrosa numa das músicas chicletes mais bem feitas nos últimos tempos. Vale a pena ouvir dos pés a cabeça.

3 - Aretha Franklin (Respect The Very Best of V. 1.
Inevitável. Nesse álbum concentra-se os maiores sucesso, agora da década de 70, com alguns hits e músicas memoráveis. Impossível não se apegar a ele.

2 - Adele - 19
Eu digo que se Amy será conhecida por varias gerações, Adele será reconhecida por varias gerações. Adele é classuda, linda e uma voz absurda. Não é explorada pela mídia, mas sabe do seu espaço na música. Não vi nada de novo da gordinha, mas esse álbum é um dos melhores que já ouvi.

1 - YYY's - It's Blitz!
O melhor. O melhor. O melhor. Quem achava que a Karen O. só gritava, se surpreendeu muito ao ver um trabalho absurdo. Ela, alem de elegante, está com a voz ótima e uma qualidade musical notável. Será um dos álbuns que mais ouvirei em 2010, com certeza!

Nenhum comentário: